quinta-feira, 16 de julho de 2020

Dificuldades e Aprendizagem




PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FRAIBURGO

SERVIÇO DE PSICOPEDAGOGIA

APRESENTAÇÃO


Aos queridos pais, responsáveis, professores e alunos.
As atividades elaboradas pela equipe de psicopedagogas serão disponibilizadas no blog Conexão Fraiburgo Escola. Abordaremos semanalmente os temas específicos sobre Dificuldades de Aprendizagem como: Dislexia, Discalculia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Disgrafia, Disortografia, entre outras, fazendo uma breve definição, sinais e sintomas, dicas para pais e professores. Ainda, haverá sugestões de atividades sobre cada tema, com a finalidade de auxiliar pais, responsáveis e professores que tenham alunos que apresentam algumas dessas Dificuldades na Aprendizagem.
Essas atividades estarão elencadas por níveis de aprendizagem, nível I e II atividades para o Ensino Fundamental I (1o ano a 5o ano), nível III para o Ensino Fundamental II (6o a 9o ano). Lembramos que estas são atividades sugestivas que visam contribuir para a comunicação e o desenvolvimento do aluno. Ressalta-se que havendo a necessidade de adaptações de material relacionado ao conteúdo ao qual está sendo trabalhado, o professor deverá entrar em contato com a psicopedagoga de sua escola para juntos elaborarem atividades, de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno.
Fraiburgo, maio de 2020.
Equipe de Psicopedagogas.

   DISCALCULIA

A Discalculia trata de um termo usado para denominar Dificuldades de Aprendizagem caracterizadas por problemas no processamento de informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes. Esse Transtorno de aprendizagem afeta as habilidades matemáticas, mas, não é causado por deficiência mental, por déficits visuais ou auditivos ou por má escolarização, por isso é importante não confundir a discalculia com os fatores citados acima.
Os déficits apresentados nas habilidades cognitivas como: foco, atenção dividida, memória de curto prazo, habilidades de nomeação, planejamento ou velocidade de processamento podem ser indicadores de discalculia.
É importante que o diagnóstico da discalculia seja feito o mais cedo possível, já que a partir dos sete ou oito anos, com a introdução dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas, os sintomas se tornam mais visíveis. Para o diagnóstico é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Além dos diferentes tipos, a discalculia também pode ser classificada pelo grau de acordo com a intensidade que afeta o indivíduo.
Algumas das principais dificuldades para aqueles que lidam com a discalculia são basicamente:
 A compreensão e memorização de conceitos matemáticos, regras e/ ou fórmulas
 Sequenciação de números (antecessor e sucessor) ou em dizer qual de dois é o maior.
 Diferenciação de esquerda/ direita e de direções (norte, sul,leste, oeste)
 Compreensão de unidades de medida
 Tarefas que impliquem a passagem de tempo (ver horas em relógios analógicos)
 Tarefas nas quais é necessário lidar com o dinheiro
Como os pais podem ajudar:
Momentos de brincadeiras são ideais para trabalhar conceitos matemáticos e lógicos com as crianças, por mais simples que sejam como brincar de casinha

   (trabalha noção do espaço necessário para os brinquedos), jogar bola contando número de gols, convidar a criança para ajudar a preparar as refeições – contar os ingredientes, quantas pessoas irão comer, número de pratos, copos e talheres na mesa entre outras opções, também são opções válidas. Manusear objetos classificando-os em conjuntos, abotoar sua roupa percebe simetria, ao amarrar os sapatos descobre os percursos do cadarço entre outras.
Algumas estratégias para o professor:
 O uso do computador é bastante útil por se tratar de um objeto do interesse da criança
 Usar situações concretas, nos problemas, deixar que o aluno manipule este material, pois o contato tátil estimula as conexões neurais
 Propor jogos na sala, os jogos irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades especiais, contagem
 Fazer uso de calculadora, tabuada e caderno quadriculado
 Confira mais tempo a realização das tarefas e valorize o raciocínio matemático mais que a realização do cálculo em si
 Explicar a ele suas dificuldades e dizer que está ali para ajuda-lo sempre que precisar
 Retomar o conteúdo para confirmar se a via de raciocínio é correta, ou se apenas decorou o resultado
A utilização de jogos como tangram, trimu, matix, palitos, entre outros são sugestões de atividades promotoras de situações-problemas que podem ser utilizadas no tratamento clínico, pedagógico e na interação familiar do discalcúlico.
























DISLEXIA


Dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O que caracteriza a dislexia é a dificuldade para decodificar os símbolos escritos e reconhecer imediatamente as palavras, tendo como consequência dificuldades na compreensão dos textos. Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. 
As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente. Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias. Podemos suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Um diagnóstico mais preciso é feito a partir da 2º ano, após dois anos de aprendizagem da leitura. Isso acontece independentemente do quociente de inteligência (QI) dos indivíduos.
A dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista ou psiquiatra), os quais após o diagnóstico direciona-os as intervenções necessárias.

Alguns sinais e sintomas: 

Atraso no desenvolvimento motor desde a fase de engatinhar, sentar e andar;
Troca letras principalmente quando elas possuem sons parecidos, como f/v, b/p, d/t;
Pula ou inverte sílabas na hora de ler ou escrever;
Não consegue associar letras aos sons;
Confunde palavras que soam parecido, como macarrão e camarão
Erros constantes de ortografia;
Lentidão na aprendizagem da leitura;
Problemas de localização de esquerda e direita;
Dificuldades para estudar
Perdem a linha de leitura
Confundem/ invertem/ substituem letras, sílabas ou palavras
Esquece facilmente aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas; entre outros

Algumas dicas para pais e professores

Para ajudar de maneira prática, os pais podem ler para seus filhos, independentemente da idade, visto que muitos disléxicos não compreendem o que estão lendo. Ajude-o a desenvolver algum interesse que talvez tenha pela arte de modo geral, como teatro, música, assista a TV, vídeos com a criança e depois conversem sobre o que viram, incentive as atividades livres e elogie, motive e estimule a autoconfiança e autoestima da criança, dessa forma os pais serão um grande auxilio e contribuirão na educação e desenvolvimento dessas crianças.
Para minimizar estas questões os pais devem conseguir estabelecer rotinas, estruturar e organizar as suas vidas, uma vez que as crianças com dislexia têm melhores resultados quando seguem uma rotina e sabem aquilo que se espera. Para favorecer melhores competências de estudo deve-se garantir um bom ambiente de trabalho, incentivar horário e plano de estudo ajustado, materiais organizados.
A escola pode realizar algumas ações, no sentido de promover o desenvolvimento de todas as crianças considerando as peculiaridades de cada uma delas como, por exemplo:
  Realizar ajustes que incluam tarefas escolares alternativas ou modificadas e procedimentos de avaliação também modificados e adaptados; 
Criação de estratégias com métodos voltados para dificuldades especifica da criança; 
Atenção especial para crianças com distúrbios de aprendizagem; 
Materiais didáticos estimulantes e brincadeiras lúdicas, 
Apoio psicopedagógico, entre outras ações que vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças. 











Andrea Aparecida Conte
Angela Maria Lopes
Hercília Maria Corrêa Fragoso (Ika)
Marli Faquim
Silvane Corso

Equipe de Psicopedagogas.

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