terça-feira, 14 de julho de 2020

Carta aos Pais

Aos queridos pais, responsáveis, professores e alunos.

As atividades elaboradas pela equipe de psicopedagogas serão disponibilizadas no blog Conexão Fraiburgo Escola e aqui no blog do C.E.M. São Cristóvão
Abordaremos semanalmente os temas específicos sobre Dificuldades de Aprendizagem como: Dislexia, Discalculia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Disgrafia, Disortografia, entre outras, fazendo uma breve definição, sinais e sintomas, dicas para pais e professores. Ainda, haverá sugestões de atividades sobre cada tema, com a finalidade de auxiliar pais, responsáveis e professores que tenham alunos que apresentam algumas dessas Dificuldades na Aprendizagem.
Essas atividades estarão elencadas por níveis de aprendizagem, nível I e II atividades para o Ensino Fundamental I (1º ano a 5º ano), nível III para o Ensino Fundamental II (6º a 9º ano). Lembramos que estas são atividades sugestivas que visam contribuir para a comunicação e o desenvolvimento do aluno. Ressalta-se que havendo a necessidade de adaptações de material relacionado ao conteúdo ao qual está sendo trabalhado, o professor deverá entrar em contato com a psicopedagoga de sua escola para juntos elaborarem atividades, de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno.
No blog Conexão Fraiburgo Escola esse material está disponível em:
https://conexaofraiburgo.blogspot.com/p/psicopedagoga.ht

As atividades elaboradas pela equipe de psicopedagogas serão disponibilizadas no blog Conexão Fraiburgo Escola. Abordaremos semanalmente os temas específicos sobre Dificuldades de Aprendizagem como: Dislexia, Discalculia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Disgrafia, Disortografia, entre outras, fazendo uma breve definição, sinais e sintomas, dicas para pais e professores. Ainda, haverá sugestões de atividades sobre cada tema, com a finalidade de auxiliar pais, responsáveis e professores que tenham alunos que apresentam algumas dessas Dificuldades na Aprendizagem.
Essas atividades estarão elencadas por níveis de aprendizagem, nível I e II atividades para o Ensino Fundamental I (1o ano a 5o ano), nível III para o Ensino Fundamental II (6o a 9o ano). Lembramos que estas são atividades sugestivas que visam contribuir para a comunicação e o desenvolvimento do aluno. Ressalta-se que havendo a necessidade de adaptações de material relacionado ao conteúdo ao qual está sendo trabalhado, o professor deverá entrar em contato com a psicopedagoga de sua escola para juntos elaborarem atividades, de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno.
Fraiburgo, maio de 2020.
Equipe de Psicopedagogas.


   O QUE É DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?


A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a uma barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional.
A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta dificuldades. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.
O QUE CARACTERIZA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?
Há muito tempo se estuda o motivo de alunos aprenderem em um ritmo mais lento que outros. Percebeu-se que algumas áreas do cérebro, responsáveis pelo recebimento e assimilação da informação, eram, por vezes, comprometidas, causando a dificuldade de aprendizagem.
Porém, também se notou que, com empenho da família, da escola, de profissionais qualificados e com convívio social, essas dificuldades eram passíveis de tratamento. Assim, não impediriam, de forma alguma, a formação construtiva de competências e perícias.
Importante nunca confundir o transtorno com a dificuldade de aprendizagem, pois ambos têm causas completamente diferentes, além de soluções distintas para os casos.


O QUE SÃO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM


Transtornos de aprendizagem podem ser considerados como uma inabilidade específica que esteja ligada às habilidades (escrita, leitura, matemática), em alunos que apresentam resultados aquém do esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.


QUAIS SÃO AS CAUSAS?


Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5 (DSM- V), a origem do transtorno de aprendizagem está no aspecto biológico, por se tratar de

   um transtorno do neurodesenvolvimento. É interessante reiterar que a origem inclui também uma interação de fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações, tanto verbais como não-verbais.
Importante saber: O transtorno de aprendizagem é citado tanto pelo DSM-V como o CID-10 (Código Internacional de Doenças), na qual se consta uma “suposição de primazia de fatores biológicos, os quais não interagem com fatores não-biológicos”.
Em resumo, o transtorno de Aprendizagem é um termo usado para se referir a condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.


DICAS PARA OS PAIS CONTORNAREM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU FILHO


Não o torne demasiadamente dependente de si.
Os alunos devem aprender a ser autónomos do estudo. É essencial que os pais estejam lá para tirar dúvidas e apoiar, mas não podem fazer as tarefas pelo seu filho. Isto significa que cada aluno deve aprender a refletir sobre o que lê, a selecionar a informação mais importante, a fazer os seus próprios resumos, numa linguagem que entenda quando for estudar.
Verifique se o seu filho não tem dificuldade de concentração.
Muitas vezes, um dos problemas que estão por detrás da dificuldade de aprendizagem é a falta de concentração. Existem técnicas que pode ensinar ao seu filho, de modo a que ele consiga ter mais concentração. Se não for suficiente, deverá consultar o pediatra ou outro profissional, de modo a poder ser aconselhado sobre o que mais poderá fazer relativamente a esse problema.
Esteja atento às dificuldades do seu filho.
Há alunos muito fechados, tímidos, que não conseguem expressar as suas próprias dificuldades. Por esse motivo, deverá estar sempre muito atento às dificuldades do seu filho, de modo a traçar um plano de ação.
Peça ajuda a um profissional;
O que acontece muitas vezes, é que os alunos não sabem estudar. Assim, marque uma consulta de aconselhamento de métodos e técnicas de estudo, com alguém

   especializado (psicopedagogo), que possa ajudar o seu filho a organizar os conteúdos e a aprender a estudar, tornando-se mais autónomo e seguro.


DICAS PARA PROFESSORES QUE PODEM AJUDAR O ALUNO A CONTORNAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Utilizar formas diferentes para apresentar informações.
Usar meios criativos pode ser uma boa maneira de fazer com que o aluno consiga guardar as informações com mais facilidade. Uma das tendências da educação atual, a aprendizagem pela experiência é ótima para isso, pois propõe que os alunos aprendam na prática com a realização de projetos e atividades mais interativas, tornando o aprendizado mais significativo. Afinal, trabalhar o tema alimentação com as crianças, por exemplo, fica bem mais interessante quando elas podem colocar a mão na massa e fazer sua própria hortinha.
Tentar minimizar as distrações do aluno em sala de aula.
A distração em sala de aula é um grande desafio no processo de ensino- aprendizado. Por isso, tomar cuidado com a disposição espacial da sala e deixar os alunos com dificuldades de aprendizagem mais perto do professor é sempre bom. Além disso, apesar de ser vista como uma das principais causas da desatenção, devido ao uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos pelos alunos, a tecnologia pode ser uma ferramenta aliada. Trabalhar o conteúdo com o auxílio de recursos tecnológicos, como vídeos e músicas, ajuda a prender a atenção dos alunos
Ensinar métodos de estudo e estratégias de aprendizagem
É possível usar algumas técnicas que ajudam o aluno a organizar o pensamento, a otimizar o tempo e a priorizar e hierarquizar o que é mais importante. Uma estratégia, é utilizar palavras chaves, que é um jeito simples para o aluno organizar as principais informações.
Planejar rotinas diárias de estudo para o aluno
Todos os alunos devem ter rotinas diárias de estudo, dentro e fora da escola, e com os estudantes que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem não é diferente. No caso deles, o ideal é que seja elaborada uma rotina mais personalizada, que favoreça os conteúdos que são mais desafiadores para eles de uma forma que possam estudar e evoluir mesmo quando estão sozinhos.
Fornecer aulas de reforços e monitorias

   Muitas vezes apenas a rotina diária de estudo em casa não é suficiente para que o aluno consiga vencer suas dificuldades e, por isso, fornecer aulas de reforço e monitorias na escola é ideal. Durante essas aulas extras, o estudante conta com o acompanhamento do professor, que pode dar a ele mais atenção do que durante as aulas regulares, e tem mais liberdade para tirar suas dúvidas e expor o que não entende. Com esse contato mais próximo, o professor também pode compreender o que o aluno precisa e avaliar melhor seu desempenho.
Manter contato e relacionamento com a família
É muito importante que professores e familiares conversem e troquem informações para entender melhor o que pode estar acontecendo e descobrir o que está influenciando no processo de aprendizagem e o que pode ser feito para superar essas dificuldades.
Fontes https://neurosaber.com.br/o-que-sao-transtornos-de-aprendizagem
https://www.e-konomista.pt/dificuldade-deaprendizagem http://sistemaaprendebrasil.com.br/noticias/o-que-fazer-para-ajudar-alunos-
com-dificuldade-de-aprendizagem

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Dificuldades de Aprendizagem)




 









ATIVIDADES COMPLEMENTARES – Nível III - Ensino Fundamental I DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – PARTE 3


Objetivo de aprendizagem: Desenvolver a leitura, escrita, interpretação e compreensão.

1. Assista ao vídeo https://youtu.be/_UdOh8gGruE e conheça a história A Cigarra e a Formiga.

2. Leia o texto com atenção procurando perceber todos os detalhes e a lição que pode ser retirada como experiência de vida (se preciso mais que uma vez para melhor entendimento):

A CIGARRA E A FORMIGA

A cigarra, sem pensar em guardar, a cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então, sem provisão na despensa, como saída ela pensa em recorrer a uma amiga: sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado, algum grão, qualquer bocado, até o bom tempo voltar.
“Antes de agosto chegar, pode estar certa a Senhora: pago com juros, sem mora.” Obsequiosa, certamente, a formiga não seria.
“Que fizeste até outro dia?”
“Eu cantava, sim Senhora, noite e dia sem tristeza.”
“Tu cantavas? Que beleza! Muito bem: pois dança, agora...”
(La Fontaine, Jean de. Fábulas de La Fontaine. Tradução de Milton Amado e Eugênio Amado. Belo Horizonte: Villa Rica Editoras Reunidas Ltda., 1992. v. I, p. 743-744.)

3. Quais são os personagens que aparecem na fábula? 4. Qual lugar é sugerido onde ocorre a situação?

5. Qual a lição a se retirar?

6. Dê um final diferente para o conto da Cigarra e a Formiga:

7. Conte e registre a quantidade de palavras, frases e parágrafos que contém no texto: Palavras Frases Parágrafos

8. Faça um vídeo usando sua criatividade contando a fábula de forma expressiva e com entonação. E se sentir à vontade, pode fazer postagem do vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos i...