sábado, 25 de julho de 2020

Atividades Reforço Escolar



C) NÚMERO DE JOGADORES: 2 A 8 PARTICIPANTES.
D) REGRAS:
– CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, ARREMESSA A BOLA EM DIREÇÃO
AO TABULEIRO, PROCURANDO ACERTAR DENTRO DE UMA DAS
GARRAFAS (COMPARTIMENTO).
– EM SEGUIDA, RETIRA A QUANTIDADE DE TAMPINHAS QUE ESTÃO NO COMPARTIMENTO EM QUE A BOLA ENTROU.
– O DADO COM OS SÍMBOLOS DAS OPERAÇÕES É LANÇADO PARA CONHECER A OPERAÇÃO QUE DEVE SER REALIZADA.
– A BOLA DEVE SER LANÇADA NOVAMENTE, RETIRANDO A QUANTIDADE DE TAMPINHAS INDICADAS NO COMPARTIMENTO EM QUE A BOLA ENTROU.
– DE ACORDO COM A OPERAÇÃO QUE SAIU NO DADO E, COM OS DOIS NÚMEROS OBTIDOS NOS ARREMESSOS DA BOLA, EFETUA- SE A ADIÇÃO OU A SUBTRAÇÃO.
AO REGISTRAR A OPERAÇÃO, ORGANIZÁ-LA COLOCANDO O NÚMERO MAIOR, O SÍMBOLO DA OPERAÇÃO (+ OU –) E O NÚMERO MENOR EM SEGUIDA. COMBINAR ANTECIPADAMENTE COM AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO OCORRAM SITUAÇÕES INADEQUADAS PARA ESSA FASE DA ESCOLARIZAÇÃO, COMO, POR EXEMPLO: 6 – 13.
– REGISTRAR NO QUADRO O RESULTADO OBTIDO NA OPERAÇÃO, O QUAL CORRESPONDE À QUANTIDADE DE PONTOS OBTIDOS NA RODADA.
– EM SEGUIDA, O PRÓXIMO JOGADOR FAZ SUA JOGADA.
– A CADA JOGADA NOVAS TAMPINHAS PODEM SER COLOCADAS NOS COMPARTIMENTOS EM QUE ELAS FORAM RETIRADAS, PODENDO VARIAR OU NÃO A QUANTIDADE QUE HAVIA.
– APÓS ALGUMAS RODADAS, PODE-SE PROPOR A ADIÇÃO DOS PONTOS, REGISTRANDO-OS COMO RESULTADO FINAL E, APÓS ISSO, FAZER A CLASSIFICAÇÃO DA MAIOR PARA A MENOR PONTUAÇÃO.
– VENCE O JOGO QUEM TIVER A MAIOR PONTUAÇÃO FINAL.




Material:
– 1 disco-tabuleiro mágico tripartido nas cores vermelha, azul e amarela (pode ser adaptado com pratinhos de aniversário)
– 6 fichas circulares (podem ser feitas com material reciclado ou qualquer material que tenha em casa)
– 1 quadro para registro dos resultados (pode ser feito no caderno com o nome de cada participante)
Número de jogadores: no mínimo 2 participantes podendo ser jogado até 4 participantes.
Regras do jogo:
– o disco-tabuleiro mágico e o quadro para registro dos resultados da primeira rodada são dispostos no centro da mesa.
– sorteia-se a ordem dos jogadores de acordo com algum critério previamente escolhido.
– cada jogador escreve o seu nome no quadro de registro, na coluna jogador conforme a ordem de jogada.
– cada jogador recebe 6 fichas.
– na sua vez da jogada, cada jogador lança suas 6 fichas sobre o tabuleiro a uma distância de aproximadamente 30 cm do disco-tabuleiro.
– cada ficha que cair na casa amarela vale 1 ponto (1 unidade).
– cada ficha que cair na casa azul vale 10 pontos (1 dezena).
– cada ficha que cair na casa vermelha vale 100 pontos (1 centena).
– ganha o jogo quem obtiver a maior pontuação em cada rodada.
Obs: 1) cada ficha que cair sobre a linha divisória (entre duas cores) deverá ser reposicionada inteiramente em uma das cores: naquela em que está a maior parte do círculo da ficha. Caso haja dúvidas, a ficha é relançada.
2) cada ficha que cair fora do tabuleiro será perdida pelo jogador, que só poderá reutilizá-la na próxima jogada.
Registro dos resultados da rodada: – em cada rodada, logo após lançar suas fichas no disco-tabuleiro mágico, o jogador anota seu resultado no quadro de registros.
1o) na coluna total de fichas por cor, o jogador deve anotar quantas das seis fichas lançadas ele obteve sobre cada cor. Por exemplo: 1 vermelha, 2 azuis e 1 amarela (supondo que duas fichas caíram fora do tabuleiro).
    
2o) na coluna total de pontos, o jogador deve anotar a soma de pontos determinada pelo total de fichas por cor obtidas por ele (100+20+1 = 121 pontos).
Verificação da ordem dos ganhadores: para cada rodada, vai se estabelecer uma ordem para os jogadores vencedores (1o, 2o, 3oe 4o lugares) de acordo com a pontuação que conseguiram: do maior ao menor número de pontos. Assim, essa posição ordinal deve ser registrada na última coluna para a colocação dos ganhadores no pódio.
Ao final de cada rodada, questionar oralmente:
-quem fez mais pontos? E menos?
-quantos pontos o 1o colocado fez a mais que o 2o?
-qual a diferença de pontuação entre o 3o e o 4o colocados? - quantos pontos o 1o colocado fez a mais que o 4o?





















C.E.M – CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO Diretora: Elisangela Dalagnol
Professor (a) Apoio Pedagógico: Teresinha Fortes Mello
Aluno (a): ______________________________________________ Turma: 4o e 5o ano
Turno: Matutino
Componente Curricular: Língua Portuguesa Período: 20 a 24 de Julho de 2020
Objetivo: compreender o texto, interpretando sentidos e significados de expressões e palavras.
Leia o poema abaixo e responda as questões Tempestade
   -- Menino, vem para dentro. Olha a chuva lá na serra. Olha como vem o vento!
-- Ah! Como a chuva é bonita E como o vento é valente!
-- Não sejas doido, menino. Esse vento te carrega. Essa chuva te derrete!
   -- Eu não sou feito de açúcar Para derreter na chuva.
Eu tenho forças nas pernas Para lutar contra o vento!
E enquanto o vento soprava E enquanto a chuva caia, Que nem um pinto molhado, Teimoso como ele só.
-- Gosto de chuva com vento, Gosto de vento com chuva.
    “Olha a chuva lá na serra / Olha como vem o vento!”
1) Com base nos versos acima pode-se concluir que a chuva: 
a) ( ) Caía intensamente há vários dias
b) ( ) Ameaçava cair a qualquer momento
c) ( ) Tinha começado a cair naquele momento
d) ( ) Cairia lá na serra, fora do alcance do menino
2) “Essa chuva te derrete!”
O menino responde a esse aviso dizendo que:
 a) ( ) Era muito doido
b) ( ) Tinha muita coragem
c) ( ) Lutaria contra a chuva
d) ( ) Não era feito de açúcar

3) O menino insistia em permanecer fora de casa porque: 
a) ( ) Gostava de chuva com ou sem vento.
b) ( ) Queria desafiar a autoridade dos pais
c) ( ) Achava a chuva bonita e o vento valente
d) ( ) Tinha forças nas pernas para lutar contra a enxurrada
4) Com base no texto pode-se dizer que o menino é:
a) ( ) Cuidadoso com a própria saúde
b) ( ) Obediente para com os mais velhos
c) ( ) Preocupado com a consequência dos seus atos 
d) ( ) Rebelde quando sua vontade é contrariada
5) “E como o vento é valente!”
O contrário da palavra acima sublinhada é: 
a) ( ) Calmo
b) ( )Fraco
c) ( ) Violente
d) ( ) Corajoso
6) O travessão é usado no texto “Tempestade” para: 
a) ( ) Iniciar cada fala de diálogo
b) ( ) Indicar o início de cada estrofe
c) ( ) Marcar o começo de cada parágrafo
d) ( ) Separar frases explicativas dentro do texto.
7) O conjunto de palavras que tem sentido completo é:
 a) ( ) Que lindo dia!
b) ( )“Oventoefez”
c) ( ) “Pelo mundo todo”
d) ( ) “Por entre raios e trovões”
8) A frase em que o termo grifado pratica a ação é a seguinte:
 a) ( ) A tarde continua chuvosa
b) ( ) Leve embora esse cachorro
c) ( ) Seus olhos prometiam vingança
d) ( ) As crianças correm o tempo todo
9) Estão corretamente separadas em sílabas todas da opção:
 a) ( ) Chu-va / mos-qui-to / o-pção
b) ( ) I-gua-l / des-ço / ca-rro-ça
c) ( ) Com-pan-hia / ex-ce-to / tra-ba-lho
d) ( ) Sub-tra-ir / vi-dra-ça / rit-mo
10) A frase corretamente pontuada é:
a) ( ) A ventania, levou árvores, telhados, pontes e animais
 b) ( ) A ventania levou árvores, telhados, pontes e animais
 c) ( ) A ventania, levou, árvores, telhados, pontes, animais


História e Atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos i...