quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tecnologias na Escola


No Centro Educacional Municipal São Cristóvão, algumas das tecnologias de informação e comunicação já são importantes instrumentos no processo de aprendizagem, é claro que existe a preocupação de como utilizá-las em sala de aula, de acordo com o conteúdo programático os professores planejam suas aulas utilizando-as da melhor forma possível e necessária ao bom desenvolvimento de suas aulas e também a aprendizagem dos alunos.
A comunidade escolar em que nossa escola está inserida é muito pobre, diante disso percebe-se que muitas tecnologias são novidades para os alunos, especialmente o computador que desperta uma curiosidade muito grande na maioria deles.
Na atualidade existe uma preocupação com relação à supervalorização que tem se dado às tecnologias, porém, em nossa escola temos as TICs como importantes ferramentas no dia-a-dia, não podendo tornar-se como único recurso, não podemos pensar que algumas tecnologias como o computador, data show, entre outros, vão ser a salvação da escola no quesito, qualidade de ensino, com certeza auxiliará muito, acreditamos que o trabalho do professor o qual associado à utilização das TICs com responsabilidade e comprometimento potencializará ainda mais o processo de construção do conhecimento e de cidadania, e isso é o que realmente pode fazer a diferença em todos os sentidos.
Como hoje em dia não se pode pensar em qualidade de ensino deixando de lado à inclusão digital, cientes disso, que a utilização prática das mesmas foram colocadas na reelaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico). Sua inserção foi levada ao conhecimento de toda a comunidade escolar, interna e externa, pois acreditamos que todos devem estar envolvidos no processo.
No entanto, as TIC exigem a participação do professor como importante mediador da relação “estudante-máquina”, ainda esta nos faltando uma formação apropriada dos professores para a utilização de algumas tecnologias, como a sala informatizada, a sala esta montada, mas sem a capacitação devida dos profissionais, ainda não é possível à utilização desses equipamentos, o que deve acontecer o mais breve possível.
Com relação às atividades curriculares cabe a cada professor fazer um paralelo, envolvendo os conteúdos programáticos e a tecnologia que for mais adequada para o momento, ambos caminham juntos, e só terá qualidade e aprendizagem tendo esta interação entre ambos.
Enfim, o bom profissional tem que buscar sempre o aperfeiçoamento tecnológico para aplicar na sua prática diária, não há como fugir disso, pois as tecnologias já fazem parte da escola.

Referências Bibliográficas


Sette S.S., Aguiar M.A,, Sette J.S.A.S – Formação de Professores em Informática na Educação – um caminho para mudanças – Col. Informática para mudanças na
Educação – MEC - 1999
Sette S.S., Aguiar M.A,, Sette J.S.A.S – Vivência na Escola - integração teoriaprática
na formação de recursos humanos para Informática na Educação – Anais do SBIE – SBC - 2000

5 comentários:

  1. Que legal!

    O texto aborda muito bem a chegada da tecnologia na escola. A inclusão digital esta aí, é preciso a escola estar preparada para oferecer este suporte, os professores que são os intermediadores neste processo mais do que nunca precisam buscar os conhecimentos necessários para propiciar ao educando uma educação digna, fazendo este paralelo entre os conteúdos programáticos e a tecnologia mais adequada em cada caso.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz em saber que a escola já esta com a sala informatizada montada, esse foi um grande passo, acredito que tanto os alunos como os pais estão anciosos em ver o trabalho na sala fluir.
    Parabéns a toda equipe escolar.

    Um grande abraço - Jadson

    ResponderExcluir
  3. A sala de informática é uma grande conquista para a escola, ela auxiliará na construção do conhecimento dos alunos e no trabalho do professor, permitindo assim, mais qualidade na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a escola dará um novo suporte aos professores através da sala de informática e quem mais ganhará com isso serão os alunos que terão um incentivo a mais para frequentarem as aulas, podendo assim ampliar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos negar a importância das TICs no espaço escolar.querendo ou não elas estão aí.Cabe a nós educadores acompanhar estes avançõs e utilizá-los da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir

DIA DOS POVOS INDÍGENAS

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos i...